Auxiliar de Veterinária

Módulo I - Auxiliar de veterinária
carga horária de 60 horas

 

O curso de formação inicial e continuada de trabalhadores na área de Auxiliar de Veterinária voltado para cães e gatos tem como foco atender a demanda do mercado de trabalho seja em clínicas veterinárias, seja atuando como profissional liberal em exposições com noções de adestramento voltada ao tema, seja trabalhando ou montando seu pet shop com banho e tosa, ou ainda, prestando serviços diretamente aos criadores de cães no caso de inseminação.
Será ministrado por profissionais diretamente ligados à criação de cães de gatos, com vivência em exposições e toda a rotina ligada a estes animais.

Além de proporcionar a teoria e prática nestes campos, é enriquecido por visitas pertinentes ao tema que visam ampliar os horizontes do aluno, tornando a aprendizado muito mais agradável, fazendo despertar seus interesses, vivenciando o dia-a-dia das clínicas veterinárias, adestradores, canis, gatis, e banho e tosa.

As aulas são ministradas aos finais de semana das 9:00 hs as 17:00 hs com intervalo para almoço. O primeiro módulo é obrigatório a todos os que desejarem fazer os módulos subseqüentes.
As aulas são mescladas com momentos de teoria e prática, enriquecidas com visitas a locais pertinentes aos temas em discussão.

DESTINA-SE A:

• Estudantes que almejam ingressar no mercado de trabalho;

• Profissionais que desejam estruturar seu canil, pet shop com banho e tosa e eventualmente tenham interesse em inseminar cães.

OBJETIVOS:

• Prestar serviços de Auxiliar de Veterinária;

• Prestar serviços em canis/gatis, ou clínicas veterinárias no caso de inseminação em cães;

• Montar seu banho e tosa com pet shop ou não (isso fica a critério de cada profissional) e/ou prestar serviços como handler em exposições.

O QUE FAZ UM AUXILIAR DE VETERINÁRIA ?

Quando numa clínica veterinária ele cuidará da assepsia do local, pode eventualmente ajudar a cuidar dos animais convalescentes mediante instruções do veterinário/a (aplicação de medicamentos/vacinas na dosagem recomendada nas mais diversas vias de aplicação, que aprenderá no decorrer do curso).

Cuidar da instrumentação cirúrgica (assepsia e estufa), auxiliar nas cirurgias quando requisitado e acalmar os cães ou gatos.

Pode tratar das maternidades, mantendo o local sempre muito limpo e aquecido, verificando se as instalações estão corretas , observando o comportamento das mães e crias, cuidando de sua higiene e nutrição.

Quando no pet shop, banho e tosa, administrar corretamente as mercadorias e sempre manter o controle para reposição das mesmas, cuidar da higiene e realizar as tosas das raças com as ferramentas corretas, adequadas a cada tipo de pelo/pelagem.

No caso de exposições além da tosa da raça, preparar os animais para entrada na pista incluindo seu adestramento (comportamento).

Para preencher sua intenção de matrícula, utilize-se do formulário disponível em nosso site www.agrocursos.org.br.